sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Você sabe evitar o desperdício?

Queridas amigas,

Desperdiçar nos dias de hoje é uma atitude politicamente incorreta.
A economia sofre, o planeta perde e nosso rico dinheirinho acaba.
Muitas vezes desperdiçamos porque não estamos “ligadas” o suficiente nos pequenos detalhes, e ao não tomarmos conhecimento de pequenas coisas que poderiam ser fundamentais na economia do nosso dia-a-dia, grande parte de nosso dinheiro vai literalmente para o ralo.
Veja abaixo algumas atitudes que ajudam a evitar o desperdício.

Confira:


Saiba que grande parte da energia gasta é com iluminação dos ambientes. Acostume-se a apagar as luzes quando sair do cômodo.
Se você estiver fazendo a manutenção da casa, aproveite para pintar as paredes e o teto de branco ou cores claras. Isso ajuda a refletir a luz e iluminar o ambiente. Assim você poderá usar lâmpadas mais fracas que gastam menos energia.
A limpeza periódica das lâmpadas e luminárias ajudam a iluminar melhor e não será necessário ascender mais lâmpadas.
Escolha luminárias e cúpulas claras e abertas para a luz passar facilmente.
Acostume-se a não usar luzes durante o dia. Abra as cortinas e aproveite a luz do sol. Isso ajudará também a arejar a casa.
Lâmpadas frias (fluorescentes) duram mais e consomem menos energia. Lâmpadas incandescentes (amarelas) consomem mais energia.
As de LED apesar de mais caras, duram muito mais e não esquentam, portanto são mais econômicas.



Utilize a máquina de lavar roupas, louças e secadoras somente quando estiver com capacidade máxima. A economia de água e energia elétrica será substancial.
Procure fazer a manutenção de suas torneiras e válvula de descarga, logo que apresentarem problemas. Esses vazamentos consomem muita água.
Procure colocar arejadores nas torneiras. Eles misturam oxigênio com água e reduzem em até 50% do consumo.
Cuidado com banhos muito demorados. Acostume-se a fechar o registro de água enquanto se ensaboa.Faça o mesmo ao escovar os dentes.
Determine um dia na semana para passar toda a roupa da casa e da família. Ligar o ferro elétrico várias vezes na semana triplica a conta da luz.
Aprenda a aproveitar as sobras de comida da sua geladeira. Recicle os alimentos. Misture restos de frios no arroz ou molho de tomate, desfie aquele pedaço de frango que sobrou e faça um empadão e quando for fazer salada de folhas frescas, limite-se a comprar a quantidade só para o dia. Folhas não duram e são difíceis de serem reaproveitadas.

Sugestões de como utilizar algumas sobras:



Carnes e aves assadas ou cozidas: desfie e use para ensopados, risotos; caso sejam moídas podem dar ótimos croquetes, recheios para pastéis, saladas ou omelete.
Arroz: bolinhos, canjas, risotos, sopas.
Feijão: tutu, mexido, sopa, salada.
Pão: pudim, torrada, farinha de rosca, rabanada.
Frutas maduras: doces, bolos, sucos, vitaminas e geléias.

IDÉIAS:


Faça um corte superficial em volta das batatas. Coloque-as para cozinhar. Depois de cozidas, coloque-as num recipiente gelado. A casca irá se soltar facilmente e evitar o desperdício da mesma.
Para tornar fresco o pão amanhecido, basta umedecer levemente com água ou leite e levar ao forno quente por alguns minutos.
Não jogue fora os talos de agrião, cenoura, beterraba, couve e outras verduras e legumes. Estes talos contêm vitaminas, minerais e fibras. Limpe pique e refogue com temperos naturais. Misture ao seu arroz, na omelete, ou invente algo novo.Você terá um acompanhamento delicioso e nutritivo. Todas as folhas verde-escuras são ricas em ferro. Não deixe de aproveitá-las.
Se não for comer o pãozinho, o bife, ou o bolinho inteiro, corte a metade com uma faca. Fica difícil aproveitar o que já está mordido.

AH!!!!! Ensine as crianças a serem politicamente corretas, afinal é pra elas que estamos deixando este planeta.

Beijocas da KIKI

Nenhum comentário:

Postar um comentário