segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

8 dicas para o calor

Querida!

Tá sofrendo muito com o calor????
Antes de literalmente derreter, leia abaixo as dicas preciosas de um dos meus sites preferidos: www.efetividade.net
São 8 dicas ótimas para enfrentar o verão tropical quando o ar condicionado e a piscina não estão à disposição, ou simplesmente não cabem no bolso.
Viver o verão brasileiro, principalmente o carioca é um desafio diário!  E sem ar, sem praia e sem piscina é preciso criatividade e informação.

Confira:


Spray refrescante: mantenha na geladeira um borrifador (deve ter na seção de jardinagem do seu hipermercado favorito) com água pura. Quando precisar se refrescar rapidamente, borrife-se (sem encharcar) um pouco de água fria, começando pelos pés ou pelos pulsos (para aproveitar um efeito positivo da circulação sanguínea). Tanto a temperatura da água quanto o efeito da evaporação farão bem. Com um pouco de procura em lojas de artigos de praia, você encontrará um borrifador integrado a um mini-ventilador movido a pilhas, que por aqui faz diferença mesmo se a água estiver na temperatura ambiente.
 
Ventilador ao contrário: à noite, se a temperatura da rua estiver mais fresca que a do seu quarto, experimente colocar um ventilador na janela – mas apontando para fora. Devido aos efeitos físicos envolvidos, jogar o ar quente do quarto para fora é mais rápido e eficaz do que jogar o ar fresco da rua para dentro.
 
Tome banho com alguma janela aberta: a saturação causada pelo vapor do chuveiro preso no ambiente impede todos os outros mecanismos naturais que o seu corpo poderia usar para reduzir a sensação do calor com base na evaporação.
 
 

Ventilador de mesa: uso há anos um ventilador USB. Quando é necessário usar o computador no calor, ajuda poder apontar um mini-ventilador para o meu rosto. É barato, fácil de encontrar, e basta plugar e já estará funcionando. É possível encontrar também um ventilador elétrico de mesa (tenho um em casa, da marca FAME, comprado no ano passado de baixo consumo (15 w), que serve para a mesma aplicação, embora gere um pouco mais de vento e dispense o computador; -) Vale lembrar que um ventilador sozinho não reduz a temperatura ambiente, apenas tendo efeito sobre a sensação térmica.
 
AC dos desesperados: se o que você precisa é se refrescar rapidamente, coloque uma bandeja de gelo em frente ao seu ventilador ligado e apontado para você. Não conseguirá refrescar um ambiente, mas pode fazer você se sentir melhor. Mas cuidado com a água que vai se formar, especialmente evitando que ela se combine à eletricidade do aparelho.


 
Roupa de verão: os tecidos sintéticos modernos típicos de trajes de atletas têm sua utilidade para quem passa calor no dia-a-dia, pois são projetados para afastar rapidamente da pele o suor, movendo-o para onde evaporará. Se preferir roupas de algodão, o melhor é que sejam folgadas, permitindo que haja espaço entre a pele e a roupa, e a evaporação do suor ocorra.
O verão favorece a carteira das poucagranas!!!! Menos é mais!!!!


Comida de verão: além de se hidratar bastante ingerindo líquidos (especialmente os sem álcool, sem cafeína e sem adição de açúcar), vale a pena incluir na dieta mais itens fáceis de digerir, especialmente as saladas e as frutas – com bônus extra se você escolher as que contêm bastante líquido, como a melancia, por exemplo. Não é preciso dispensar completamente o churrasco e a feijoada, mas o ideal é reservá-los para momentos em que você não terá que enfrentar o calor logo depois!
 
Durma como os egípcios: o “método egípcio” descrito pelo Lifehacker envolve duas toalhas grandes, uma seca e outra que você deve molhar e depois torcer (ou passar rapidamente pelo ciclo de centrifugação da máquina de lavar) para que não fique encharcada. A toalha seca é colocada na cama como se fosse uma colcha, e com a toalha úmida você se cobre. Enquanto a umidade estiver evaporando, a sua sensação térmica será melhor do que a do ambiente. Quando ela secar, é só remover, mas aí você já terá conseguido o mais difícil, que é fazer o sono surgir numa noite quente demais.


 Além destas PRECIOSIDADES, não se esqueça de que o calor deve ser combatido com a ingestão de muuuuuitoooo líquido, de preferência água.

Não deixe que o calor estrague o seu verão!!!

Beijocas da KIKI

Nenhum comentário:

Postar um comentário