sexta-feira, 18 de abril de 2014

Cuidado com as mãos... Elas entregam a sua idade

Oi amigas,

Terrível, não? Infelizmente é a pura verdade. Ao tentarmos descobrir a idade de uma pessoa de aparência “conservada”, imediatamente olhamos para suas mãos. São elas que entregam a  idade, pois mudam muito com o passar dos anos.
As mãos envelhecidas ficam descarnadas, ossudas, com nervos e veias muito nítidas, ressecadas e muitas vezes com manchas hor-ro-ro-sas chamadas de manchas senis.
Não... Isto não é um filme de terror... É um fato. Se não podemos mudar a ação do tempo, podemos cuidar embelezar, nutrir e retardar o envelhecimento.
Cuidados especiais são necessários e podem sim fazer a diferença. Conheça soluções caseiras que podem ser feitas sem muitas despesas.

Confira:



CREME PROTETOR
Forma uma espécie de barreira protetora nas mãos.
É indicado para ser utilizado antes de se iniciar qualquer serviço doméstico.
Ingredientes
1 gema de ovo
2 colheres (sopa) de óleo de girassol
Pó de caulim

Modo de Fazer
Coloque a gema e o óleo de girassol em um recipiente e bata vigorosamente. Aos poucos, acrescente o pó de caulim até formar uma pasta consistente. Use-o logo a seguir.

ESFOLIAÇÃO PARA AS MÃOS

Ingredientes

4 colheres (sopa) de óleo de amêndoas
1 colher (sopa) de sal marinho

Modo de Fazer
Misture os ingredientes e passe este preparado, massageando com movimentos circulares, nas palmas, nos dedos e nas costas das mãos. Enxágüe com água morna. Em seguida aplique uma loção ou creme hidratante.

Se desejar, para evitar o aparecimento de manchas, você pode aplicar, nas costas das mãos, um creme facial com proteção solar.



LOÇÃO HIDRATANTE PARA AS MÃOS

Ingredientes
1 colher (sopa) de hamamélis
1 1/2 colher (sopa) de glicerina
3 colheres (sopa) de água-de-colônia

Modo de Fazer

Misture a hamamélis e a glicerina. Adicione a água-de-colônia. Coloque em um pote com tampa e sacuda. Aplique algumas gotas nas mãos e massageie-as.

TRATAMENTO NOTURNO PARA AS MÃOS

Essa receita serve para esfoliar e amaciar as mãos.
Ingredientes
3 colheres (sopa) de amêndoas moídas
1 gema de ovo
2 colheres (sopa) de óleo de oliva
1 colher (sopa) de água de rosas
1 par de luvas de algodão

Modo de Fazer
Despeje os ingredientes em uma tigela e bata bem até a mistura ficar homogênea. Passe uma porção nas mãos antes de dormir, massageando-as por cinco minutos. Calce as luvas de algodão e deixe-as a noite toda.
Para aplicar esse creme durante o dia, calce sobre a luva de algodão outra de plástico e deixe o máximo de tempo possível.


Conselhos úteis:

É verdade que o uso habitual de hidratantes pode amenizar o ressecamento da pele, mas, no entanto, não impede a ação de alguns agentes externos que favorecem o surgimento de alergias e rachaduras dolorosas. Portanto, a forma mais eficaz de evitar esse problema continua sendo a utilização regular de luvas especiais para serviços domésticos (como lavar louças ou cuidar das plantas).
Outra opção é usar um creme para criar uma barreira protetora na pele e, ainda, substituir os sabonetes comuns (muito alcalinos) por produtos à base de glicerina ou com coco (menos agressivos).
Não se esqueça também de fazer, regularmente, uma esfoliação nas mãos. Isto as tornará mais macias.
Os cuidados com o sol são indispensáveis. Assim como o rosto e o colo, use sempre creme com filtro solar de proteção acima de 30.
Mantenha as unhas limpas. Embaixo delas podem se depositar bactérias e outros organismos.
As unhas devem ser cortadas retas na frente e ligeiramente arredondadas nas laterais para manter seu vigor máximo e evitar que encravem.
Não roa as unhas. O hábito cria um terreno úmido e favorece infecções. Pode favorecer o crescimento irregular da unha.
Evite lixar a parte de cima da unha.
Evite mexer em unhas encravadas, especialmente se já estiverem infectadas.

Faça regularmente suas unhas num salão da sua confiança e que use kits descartáveis. Unhas bonitas e bem feitas melhoram muito o aspecto das mãos. É aconselhável levar seu próprio alicate.
Unhas de porcelana embelezam muito as mãos, são duráveis e o esmalte dura bastante tempo sem descascar. Use se puder gastar um pouquinho a mais.
Vitamina A é ótima para as unhas e a pele das mãos.Turbine seu creme colocando nele uma ampola de vitamina A líquida.


Bem meninas, coloquem em prática estas receitas caseiras e amenizem um pouco a implacável e indesejável ação do tempo.

Beijos da KIKI

Nenhum comentário:

Postar um comentário