segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Dicas para evitar a enxaqueca

Queridas amigas,

A enxaqueca é um mal que atinge um em cada cinco brasileiros e tem causas diversas.
Nesta época do ano então com muita comida, bebida e excesso de alegria, convém saber de onde surge o gatilho.


Alexandre Feldman, que trabalha com pacientes com enxaqueca há mais de 20 anos, e é autor do livro “Enxaqueca, finalmente uma saída”.

Confira as dicas de quem é especialista:



Fonte: GNT

Pular as refeições principais

Você só toma café e depois só janta? Errado! O certo é fazer as três refeições: café da manhã, almoço e jantar, com alimentos frescos e cheios de nutrientes. “Além de não pular as refeições, é importante comer no mesmo horário, criando uma regulação crono-biológica”, explica Alexandre.

Queijo

Segundo o site, os amantes do queijo podem ter mais dor de cabeça. Eles sugerem que se mantenha um diário alimentar, a fim de ajudar a identificar a relação da dor com a ingestão de queijos. Mas o médico questiona a dica. “Se o queijo lhe der dor de cabeça, mude o tipo ou a marca. Queijos podem ser alimentos positivos, pois têm alta concentração de vitaminas A e D, mas os derretidos são piores para digerir”, diz Alexandre.



Rabo de cavalo apertado

A moda pode pedir rabos altos e apertados, mas isso não é uma boa ideia se você tiver propensão a dores de cabeça. O site sugere evitar os rabos apertados e o uso de chapéu. Para Alexandre, até sutiã apertado pode causar dores de cabeça.

Cheiros fortes

Os cheiros ruins não são os únicos a provocar mal estar. Perfumes e flores também podem ser o estopim de um incômodo corporal. O médico sugere especial atenção com produtos de limpeza.



Bebida alcoólica

Que beber em excesso faz mal a saúde não é novidade para ninguém. Mas, para os que sofrem de enxaqueca, é importante notar se o consumo de alguma bebida específica não é a causa de suas dores. “As bebidas com alto teor de sulfitos, como o vinho tinto, geralmente causam mais dor de cabeça”, conta Alexandre. A dica do médico e do site é a mesma: evite beber.

Óculos com o grau errado

Já pensou que aquela dorzinha chata de cabeça pode ser resultado de óculos com grau defasado? Para conferir, marque uma consulta com o seu oftalmologista.

Calor

Mudanças bruscas de temperatura podem ser a causa de um mal estar. Como não podemos controlar o tempo, conhecer o próprio corpo é o primeiro passo para uma vida melhor. Se um calor repentino, por exemplo, lhe causa dor de cabeça, use e abuse dos líquidos (água e sucos) e tente ficar em ambientes mais frescos.

Sexo

Sim, o site diz que sexo pode dar dor de cabeça. E Alexandre confirma a informação: “Quem é propenso a sentir dor de cabeça pode ter uma crise desencadeada pelo ato sexual. É a chamada celaféia orgásmica benigna. Isso pode atrapalhar a sua vida sexual, além da de seu (sua) parceiro(a)”. Mas, como os médicos não recomendam a abstinência, vale apostar nos remédios para dor.



Bruxismo

O ranger dos dentes é causa comum de dor de cabeça. Para isso, o recomendado é procurar um dentista e resolver o problema, que pode ser causado por outro grande inimigo, o stress.

Stress

O stress é o grande culpado de vários males do homem moderno. Por isso, não ache que é uma frescura procurar formas de relaxar e ter uma vida mais leve. O site recomenda técnicas como yoga e meditação.


Para finalizar,procure fazer refeições leves e sem gordura durante os ataques de enxaqueca e procure um médico caso as dores de cabeça persistam, apesar dos cuidados básicos.

Beijos da KIKI 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário