quinta-feira, 3 de maio de 2012

Truques de cozinha

Oi meninas!!!!!!

Para que fiquem bem informadas e tenham a solução para velhos probleminhas, inauguro aqui uma sessão com truques e dicas para mandar bem na cozinha.
Salvem e enviem às suas amiguinhas.

Confira:

Ovo bom

Não é à toa que pessoas idosas, doentes, mulheres grávidas e crianças devem evitar comer ovos crus ou pratos que os contenham. Isso porque essas pessoas são mais vulneráveis aos riscos da salmonela. E ovo estragado é perigo na certa. O primeiro cuidado que devemos tomar é sempre checar a data de validade. Mas, nem sempre isso é garantia de bons ovos. Para ter certeza de sua qualidade, coloque o ovo dentro de um copo com água. Quanto mais velho, mais leve é o ovo. O ovo fresco é pesado por causa do maior volume de água e, portando, deverá ficar no fundo do copo. Se o ovo não é fresco, a bolsa de ar se expande fazendo o ovo boiar na água, com a ponta voltada para baixo. Se o ovo estiver muito velho, ou estragado, ele irá boiar na superfície da água. Logo, não se atreva a usar este ovo! A bactéria salmonela pode entrar nos ovos através de rachaduras na casca, portanto só compre ovos limpos e perfeitos. E sempre lave as mãos antes e depois de pegar na casca dos ovos.

Para os bichinhos não entrarem

É comum guardar grãos, como feijão, ervilha, arroz, lentilha, farinha, trigo, etc.em recipientes com tampas. No entanto, por mais vedados que os potes estejam os danados dos bichinhos insistem em entrar e estragar nossos mantimentos. Uma dica fácil para evitar essas aparições é colocar uma folha de louro ou uma pimenta - crua é claro! - dentro dos potes. Tanto a pimenta quanto a folha de louro são repelentes naturais e, portanto, mantêm os bichinhos bem distantes.



Talheres brilhantes

Talher de prata é sempre muito chique. Mas, haja Silvo! Uma maneira mais prática de deixar objetos de prata sempre brilhantes é usar o velho truque da vovó. Anote: ferva uma panela média de água com 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio; forre uma assadeira com papel-alumínio; coloque os talheres, brincos e objetos de prata em geral na assadeira; regue com a água preparada ainda fervente e deixe de molho por 10 minutos; passe por água corrente e seque bem. Para conservar o brilho, guarde os talheres embrulhados em filme. Depois, é só esperar a ocasião para usar e brilhar!


Cebolas sem choro

Todo mundo tem um truque para não chorar ao cortar cebola. E muitos funcionam. Mas a causa é uma só: depois de cortada, a cebola solta um cheiro forte (rá, rá, rá) e desprende óleos voláteis que fazem os olhos lacrimejarem. Se você anda mesmo muito sensível, com medo de começar a chorar por causa da cebola, e depois lembrar da grosseria que o fulano no trânsito fez, a patada que seu amor te deu etc. Saiba que é possível amenizar os efeitos, colocando a tábua onde a maldita será cortada próxima à chama do fogão. A chama ajuda a queimar os gases que se desprendem da cebola antes mesmo que os danados atinjam os seus olhos, evitando assim as lágrimas, meu bem.



Tomate pelado

Para deixar uma salada simples mais sofisticada, basta pelar o tomate. Com uma faca, corte um X na base e coloque-o numa panela com água fervendo por poucos segundos. Em seguida, mergulhe-o numa tigela com gelo e água. A partir do X, retire a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que ela se desprenda facilmente.

Fonte: blog panelinha



Batata frita crocante

Sequinha e quentinha, a batata frita é um dos acompanhamentos mais queridos dos paladares. O problema é quando ela fica toda mole e encharcada de óleo. "Para conseguir uma batata frita crocante, antes de fritar, coloque-as de molho em água bem gelada". "Além disso, é preciso que o óleo fique bem quente para fritar, caso contrário o resultado será uma batata murcha", diz.

Ovo frito

Com a gema dura ou gema mole, ovo bom é aquele que não fica despedaçado no prato. "Para a gema ficar inteira, é preciso tomar cuidado na hora de quebrar o ovo". Minha dica é usar uma colher para bater na casca devagar em vez de tentar quebrá-lo na quina da mesa ou na borda da panela, por exemplo. "Recomendo que seja usado pouco óleo. Para evitar que grude na panela, a melhor opção é uma frigideira antiaderente", explica a chef. "Outro ponto é não mexer o ovo na panela, porque isso vai destruí-lo."

Arroz soltinho

Arroz papa ou do tipo "unidos venceremos" bota qualquer cardápio em risco. São pequenos detalhes que deixam seu arroz soltinho e delicioso. "O primeiro passo é lavar bem o arroz e deixá-lo escorrendo até que saia todo o excesso de água. Depois basta adicioná-lo no óleo quente e deixar que ele frite bem (em média por cinco minutos)", afirma a especialista. Para acertar na quantidade de água do cozimento, basta prestar atenção na medida. Para cada xícara de arroz, devemos adicionar duas de água.



Bife suculentoOs cuidados para deixar o bife saboroso começar antes mesmo de a panela ir para o fogo. Se o bife estiver congelado, aguarde ele descongelar por completo, caso contrário, o resultado será desastroso. Quando for temperar é essencial amaciar a carne. Para isso, invista nos temperos amaciantes, deixar de molho no suco de laranja ou limão ou até mesmo dar umas batidinhas com o velho e bom batedor de carne. "Coloque pouco óleo e deixe bem quente antes de adicionar o bife na panela", diz a especialista. "Logo que for ao fogo, sele o bife, virando a carne dos dois lados. Isso ajuda a diminuir a quantidade de água que ele solta e, conseqüentemente, deixa a carne mais suculenta".

Feijão no ponto

Evite adicionar um bocado de tempero, de diferentes tipos, para não mascarar o gosto do feijão. "Um pouco de alho, louro e bacon já são suficientes para garantir que o prato fique saboroso". Já quando o assunto é a quantidade de água, vale a mesma dica do arroz: para cada xícara de feijão, devemos colocar duas de água. O tempo do alimento na panela de pressão depende do tipo de feijão e se ele fica de molho antes do cozimento, mas é de, em média, quarenta minutos. Em caso de dúvida, vale tirar a pressão da panela e verificar como está o preparo.

Hambúrguer com sabor

Não é preciso adicionar óleo na hora de fritar o hambúrguer. Isso só vai deixá-lo mais gorduroso. O ideal é virá-lo de lado algumas vezes e deixar o fogo sempre baixo. "Para ficar ainda mais saboroso, podemos usar a criatividade e adicionar temperos e ervas como salsinha e alecrim".



Macarrão no ponto

O primeiro passo na hora de preparar o macarrão al dente é abusar da água e adicionar uma pequena quantidade de óleo, sal e azeite na panela. "Depois, é necessário esperar que a água fique bem quente, de preferência fervendo, para adicionar o macarrão". Agora, para não deixar o macarrão grudado é preciso prestar atenção no relógio. "Minha dica é seguir o tempo de preparo e depois de alguns minutos que o macarrão estiver em água fervente, provar. Podemos tirar uma pequena quantidade e verificar se já não está na hora de tirar. Já que ele não pode cozinhar demais, para não virar um bolo de macarrão".

Truques rápidos

Para acabar com as formigas na cozinha, coloque sal ou talco nos cantos que elas costumam aparecer. Você também pode usar pó de café ou cascas de limão!

Para eliminar o cheiro de peixe que fica nas mãos, esfregue-as com limão ou sal!

A clara de ovo misturada com cal em pó é uma ótima cola para porcelanas

Para tirar as gorduras que ficam nas mãos, esfregue-as com um pouco de água e sal!

Aumente o valor nutritivo da gelatina, acrescentando um copo de leite no lugar da água

Para o coco ralado ficar fresco por vários dias, coloque-o em um saquinho plástico e deixe no congelador. Assim, ele permanecerá saboroso e na hora de usar, é só descongelar.

Fonte: site minha vida

Show de bola!!!!!!! A-do-ro dicas interessantes. Nas próximas edições do Poucagrana tem mais.

AGUARDE!!!!!!

Beijocas da KIKI

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário