terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Desperdício: Vilão do orçamento

Queridas amigas,


Sei que vocês não gostam quando eu falo de orçamento e mostro sem dó e nem piedade por onde está escoando o seu dinheiro... Lamento, mas sou obrigada a abrir seus olhos e apontar sem remorsos os seus erros.

Se você acha que não tem mais aonde cortar gastos, é porque você ainda não foi fundo nas suas despesas. Sempre tem gordurinhas prá serem lipoaspiradas.

Confira:




Fonte: InfoMoney/site mdemulher

Todo fim do mês é a mesma coisa: conta no vermelho, aguardando o próximo pagamento, que já está todo comprometido, de acordo com a planilha de orçamento para o mês seguinte.

São serviços essenciais, alimentação, mensalidade da escola, transporte, a fatura do cartão de crédito, etc etc etc.... E compras absolutamente desnecessárias.

Você já está cansado de saber que é necessário se planejar financeiramente para garantir uma reserva de emergência e para chegar ao fim do mês sem rombos no orçamento. Mas já tentou, por todos os lados, cortar gastos e agora não tem mais onde economizar.

Será???????

Avaliação orçamentária

Muitas vezes, gastos que antigamente não faziam diferença no final do mês, hoje se tornam verdadeiros vilões das suas finanças e você nem percebe que são supérfluos, já que os incorporou às suas despesas. Faça uma avaliação das suas finanças e verá que poderá fazer algum enxugamento, afinal nossos hábitos vão mudando de tempos em tempos.

Chega de desperdício

Quando se fala em desperdício, logo vem à imagem de um prato de comida sendo jogado fora ou aqueles alimentos guardados que perderam a validade.

No entanto, além desse tipo de desperdício, existem outros que, muitas vezes, a gente nem percebe. Sabe aquela revista que você assinou há uns cinco anos e que hoje chega e permanece fechada por um bom tempo? Pois é, ela representa um gasto que pode ser revisado.

E aquela mensalidade do clube que você freqüenta "de vez em nunca"? Que tal vender o título? Além de receber uma "graninha" com a venda, ainda vai economizar, mês a mês, com as mensalidades, que eram pagas à toa.




Endividamento

Outra forma de evitar o desperdício e o endividamento é controlar as compras por impulso. Que tal pensar mais antes de fazer qualquer tipo de dívida? “De acordo com o presidente da Abef (Associação Brasileira de Educação Financeira), Edmílson Loureiro de Lira, fazer economia é poupar para comprar à vista”.

Além de a pessoa pensar mais antes de gastar uma grande quantia de uma só vez, ela se livra das prestações infinitas e, em caso de arrependimento ou necessidade, é possível até vender o produto, que já está totalmente pago.

Crie um plano estratégico para economizar

Faça um diário financeiro




Anote tudo !

Registre na sua agenda cada centavo que entrou ou saiu da sua conta e carteira.


Organize-se

Faça uma lista por tipo de gasto: alimentação, saúde, higiene, roupa, transporte, beleza, lazer, despesas extraordinárias entre outras.


Repense suas necessidades

Você precisa de 500 minutos no celular? Usa tanto assim a internet banda larga ou poderia acessá-la do trabalho? Vê muitos filmes na TV a cabo ou prefere atividades ao ar livre? Reveja seus gastos.


Feito isso, está na hora de agir... Dicas para reduzir seus gastos:

Assinaturas de TV a cabo:

Se você mal tem tempo de ligar a TV, abra mão dos canais de cinema, que geralmente são bem mais caros. Está a fim de assistir um filminho? Alugue um DVD: assim, você escolhe o horário e o que quer ver por um preço bem menor.




Telefonia:

Com a lei da portabilidade, as operadoras estão atentas à possibilidade de desbloqueio do aparelho. Por isso, precisam oferecer promoções tentadoras para valorizar sua escolha. Pense nisso. Negocie seu plano e informe-se sobre as ofertas da concorrência.

Tente levar vantagem com as novas leis.


Cartão



Use a concorrência em benefício próprio: ligue para a operadora e peça para cancelar o cartão de crédito. A atendente provavelmente oferecerá um desconto. Mantenha-se firme: o desconto poderá passar de 50% e até um ano de tarifa grátis!

Use o seu poder de negociação.


Na rua:

Leve na carteira somente o dinheiro que planejou gastar neste dia. Deixe em casa cartões de crédito e talão de cheque. Assim você economiza e ainda EMAGRECE!!!


Na cozinha:



Crie um cardápio semanal e uma lista de compras de acordo com este cardápio. Siga religiosamente este planejamento, assim você não compra os extras e não desperdiça nada.


Guarda-roupa:

Cuide com carinho das suas roupas. Costure o que precisar ser costurado, pregue botões, guarde-as lavadas e penduradas de maneira correta para que não se deformem e se precisar aprenda a customizá-las, isto é: reformá-las para que pareçam atuais.

Estes cuidados adiam a compra de roupas novas e gastos desnecessários. Faça o mesmo com as roupas de toda a família.

Transporte:

Acostume-se a ir trabalhar de ônibus ou metrô. Pegue no carro somente para o seu lazer ou em fins-de-semana. Faça com que seus “entes queridos” sigam as mesmas regras. É chocante a economia.

Casa:

Economia de luz, gás e telefone é obrigatória. Troque lâmpadas incandescentes pelas frias, desligue os aparelhos eletrônicos quando não estão sendo usados, até mesmo as luzinhas de “stan-by”. Lave roupa e passe-as num único dia da semana. Ensine seus familiares a economizar também.


Dica: compre um porquinho





Neste caso, um cofrinho... Coloque moedas no porquinho todos os dias. Aquelas que recebeu de troco. No final de um ano, verá o quanto conseguiu poupar.

Motive as crianças a terem cada uma seu porquinho. Faça uma espécie de competição. Criança adora jogo.

Como viram, espremendo sempre aparecem sobras para serem cortadas. Não tenha medo de ser muito rígida, pois toda a família precisa estar consciente da situação financeira que estão atravessando. Lembre-se que uma das causas de sucesso para sair do “atoleiro” é a compreensão e a ajuda de todos... Uma força-tarefa para um bem comum.

Um grande beijo da KIKI

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário